Moral


Evolução espiritual não tem obrigatoriamente que ver com religião, ainda que ande muito próximo disso.
Evolução espiritual é o caminho que nos leva a aproximar da divindade, não importa qual aquela em que se crê, ou, em última instância, para um não crente, a aproximação da perfeição. Mas qual perfeição?
A perfeição moral.

Através do olhar da religião esta perfeição moral poderá ser limitada por preconceitos. É muito provável que algumas religiões considerem longe da evolução pessoas com determinados vícios ou cujas escolhas íntimas sejam contrárias à doutrina. Mas convenhamos, roer as unhas é um vício. Podemos mesmo dizer que alguém é espiritualmente pouco desenvolvido porque rói as unhas? E alguém que utiliza de métodos contraceptivos (ainda que dentro do casamento) porque a verdade é que é difícil sustentar dez filhos (os padres falam, mas não é o ouro do Vaticano que alimenta os filhos dos outros, pois não?), é pouco desenvolvido espiritualmente? E um homem que só tem virtudes (morais, claro), como a bondade e a caridade, é pouco desenvolvido por ser homossexual?

Poderia fazer muitas outras questões. Julgo, no entanto, serem estas suficientes para o que pretendia ilustrar. Pelo lado inverso, porém, posso ainda acrescentar – É o homem casado pai de dez filhos e de outros dez de mulheres diversas que foram aparecendo pelo meio do seu casamento espiritualmente mais desenvolvido do que aquele que optou por ter apenas um mas nunca traiu a mulher?
moralidade

Se a noção de moral pode ser relativa, muitos aspectos há em comum em qualquer doutrina e fora dela.
A moral que realmente importa para a evolução espiritual é a que passa por noções como o respeito pelos outros ou a entreajuda. Não precisamos de nenhum livro de regras para saber que roubar não abona a favor de quem queira esta evolução e somos inteligentes o suficiente para perceber que alguém que mata apenas para se defender não é menos digno da mesma.

Se tem dúvidas sobre o que será então a perfeição moral, o meu conselho é que medite sobre o que isso significa para si e preocupe-se menos com as opiniões alheias. Não há pergunta sobre a evolução espiritual que não possa ser respondida por si mesmo!



Sem comentários:

Enviar um comentário